Pacto Andino
O Pacto Andino, atualmente chamado de Comunidade Andina de Nações, é um bloco econômico da América do Sul composto por quatro nações. Foi fundado em 26 de maio de 1969. A sede deste bloco econômico fica na cidade de Lima (capital do Peru). A Comunidade Andina possui uma população estimada de 100 milhões de habitantes, com uma extensão territorial de 3.798.000 quilômetros quadrados. O seu PIB (Produto Interno Bruto) é de R$ 407,9 bilhões de dólares. Países que fazem parte desse bloco econômico: Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.
Bolívia: A Bolívia é, há muito tempo, um dos países mais pobres e menos desenvolvidos da América Latina, tendo feito progressos consideráveis no sentido do desenvolvimento de uma economia de mercado.
Peru: Peru é um país membro da Comunidade Andina. Antes da chegada dos espanhóis, o Peru foi o território de várias culturas pré-incaicas e, mais tarde, do Império Inca.
Equador: O Equador é um dos menores países da América do Sul e, junto com o Chile, são os únicos que não partilham fronteira com o Brasil.
Colômbia: A cultura colombiana tem origens que remetem a uma mescla entre as tradições dos antigos habitantes da região, e dos espanhóis que colonizaram o país.
Observação: além dos países membros, existem cinco países associados (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).
Principais objetivos do Pacto Andino
- Garantir a livre circulação de pessoas dos países membros sem a necessidade de apresentação de visto. Basta aos cidadãos apresentarem uma Carteira de Identidade do seu país. - Possibilitar a integração econômica e cultural entre os países membros; - Representar os interesses dos países membros em acordos com outros blocos econômicos ou organizações internacionais; - Emissão do Passaporte Andino.
Por meio da integração e da cooperação econômica e social, eles queriam promover o desenvolvimento equilibrado e