PACTO ANDINO
Bloco econômico, países membros, objetivos, significado
Bandeira do Pacto Andino
O que é
A Pacto Andino, atualmente chamado de Comunidade Andina de Nações, é um bloco econômico da América do Sul composto por quatro nações. Foi fundado em 26 de maio de 1969. A sede deste bloco econômico fica na cidade de Lima (capital do Peru).
Fazem parte deste bloco econômico os seguintes países:
- Bolívia
- Peru
- Equador
- Colômbia
Observação: além dos países membros, existem cinco países associados (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).
Principais objetivos do Pacto Andino
- Garantir a livre circulação de pessoas dos países membros sem a necessidade de apresentação de visto. Basta aos cidadãos apresentarem uma Carteira de Identidade do seu país.
- Possibilitar a integração econômica e cultural entre os países membros;
- Representar os interesses dos países membros em acordos com outros blocos econômicos ou organizações internacionais;
- Emissão do Passaporte Andino.
A Comunidade Andina de Nações (em espanhol, Comunidad Andina de Naciones, abreviado CAN) é um bloco econômico sul-americano formado por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Chile deixou o bloco em 1977 e a Venezuela em 2006. O bloco foi chamadoPacto Andino até 1996 e surgiu em 1969 com o Acordo de Cartagena. A cidade-sede da secretaria é Lima, no Peru.
A comunidade andina possui 120 milhões de habitantes, em uma área de 4,700,000 quilômetros quadrados, com um produto interno brutonominal de 280 bilhões de dólares.
Em 8 de Dezembro de 2004, os países membros da Comunidade Andina assinaram a Declaração de Cuzco, que lançou as bases da União de Nações Sul-Americanas, entidade que unirá a Comunidade Andina ao Mercosul, em uma zona de livre comércio continental.
Cronologia da Comunidade Andina[editar]
Estabelecimento do bloco em 1969 durante o Acordo de Cartagena.
Em 1973 a Venezuela se vincula ao Pacto Andino.
Em 1976, Augusto Pinochet