PAC analise
Introdução:
Esse artigo acadêmico aborda uma análise qualitativa e quantitativa sobre o Programa de Aceleração do Crescimento, mais conhecido como PAC. Sendo assim, os estudos previstos englobam a região nacional e pode ser considerado em amplitude regional. Independente dos seus resultados o PAC teve um marco importante na política pública do Brasil.
PAC é um programa do governo federal brasileiro que engloba várias atividades políticas econômicas e visa principalmente o investimento em infraestrutura (áreas como saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos, entre outros). O PAC foi criado em 2007, no segundo mandato do presidente Lula e, nos primeiros quatro anos contribuiu para aumento da geração de emprego, elevando assim os investimentos públicos e privados em obras. Em 2011, o PAC entrou na sua segunda fase, que é mais conhecido como PAC-2.
Objetivos do programa:
Estímulo ao Crédito e ao Financiamento
Melhoria do Ambiente de Investimento
Desoneração e Administração Tributária
Medidas Fiscais de Longo Prazo Consistência Fiscal
Estrutura de investimentos do PAC:
A estrutura do PAC é organizada em cinco objetivos:
Estímulo ao Crédito e ao Financiamento,
Melhoria do Ambiente de Investimento, Desoneração e Administração Tributária,
Medidas Fiscais de Longo Prazo Consistência Fiscal
Com os investimentos espera-se, diminuir os principais gargalos da economia; reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas; estimular o investimento privado e reduzir as desigualdades regionais.
As medidas que diretamente influenciam na efetivação desses investimentos serão apresentadas no bloco de medidas para melhora do ambiente de investimentos.
O estímulo ao crédito e ao financiamento, segundo bloco, é resultado do desenvolvimento do mercado de crédito e é essencial ao desenvolvimento econômico social. A expansão do crédito e do mercado de capitais já