Gestao Tecnologica
Este ramo é denominado pelos autores como PAC – Química Analítica de Processos (Process Analytical Chemistry).O PAC é a aplicação e suporte de técnicas e equipamentos de análises químicas adaptadas para uso direto em processos produtivos.
02 – Cite algumas vantagens que os autores colocam para a utilização de analisadores de processos (PAC)?
Gera um volume maior de informações em um espaço de tempo mais curto, diminuindo o tempo de amostragem e fazendo com que se otimize todo o processo em qualidade e produtividade. Se a degradação da amostra for um problema no processo, pelo processo PAC anularia essa questão. Todos estes aspectos resultam na redução de custos. Mais importante ainda, destacam-se o aumento no volume e na qualidade de informações, com maior frequência e rapidez, aumentando a produtividade, qualidade do produto e reduzindo a produção de resíduos. Outra vantagem a ser destacada refere-se a amostras que apresentam possibilidade de degradação: estas têm melhores resultados com o PAC, diminuindo ainda o volume de amostra e o tempo gasto para a análise.
3. Destaque os elementos chave para o sucesso na implantação de análises em processos.
Os autores citam os seguintes elementos chaves:
- Definir claramente os requisitos básicos que o sistema PAC deve satisfazer;
- Selecionar de forma cautelosa a técnica analítica, amostragem e instrumentação a ser utilizada;
- Análise aprofundada da confiabilidade do sistema, além de planejamento de calibração, detecção de falhas e sistemas de backups;
- Justificativa sólida e coerente para a aplicação do sistema;
- Comprometimento da alta-direção para a manutenção do sistema.
4. Quando procuramos uma solução analítica para um determinado processo, alguns fatores devem ser levados em consideração. Quais são evidenciados pelos autores?
* O resultado do PAC é necessário para controle do circuito?
* Qual o