Pa is dos cegos
País dos Cegos é uma comunidade onde aprenderam a sobreviver isoladamente em situações de diversas dificuldades. Porem, eles mantinham seus costumes e não estavam abertos para culturas diferentes, afinal o desconhecido se torna ameaçador. Contudo, havia o desconhecido que eles puderam se deparar que eram a própria cultura e linguagem onde precisavam ter domínios.Em certo momento foram obrigados a se deparar com um desconhecido de cultura e linguagem próprias onde buscava domínio sobre eles que pareciam frágeis e ignorantes ao menos para os olhos dele que acreditava que tudo podia ver.
Nunez ( o homem) , que acabara de chegar teve que se reeducar para adentrar para aquela cultura, e se tornar um deles para ter aceitação total antes de achar que possuía algum domínio sobre eles.
A comunidade Surda e o Pais dos Cegos, possuem características muito semelhantes, ambos com suas dificuldades tiveram de criar sua própria cultura, linguagem e costumes. Em muitos casos os surdos por exemplo, por medo de se deparar com costumes diferentes daqueles que o cercam não se permitem se tornarem ouvintes através de dispositivos. E de certa forma se isolam muitas vezes por preconceito que a sociedade demonstra por eles, por se sentirem superiores no mundo onde tudo se escuta. De certa forma é o mesmo fato que o País dos Cegos relata, devido ao homem que acreditou ser o “rei” na terra dos cegos, só que neste caso a comunidade na qual ele queria adentrar-se era maior e o mais importante mais unida.
O Trecho do diálogo entre o Médico Cego e Yacob traduz, o que acontece também nos dias atuais, onde as pessoas de culturas diferentes precisam se envolver entre si ou adaptar-se ao que se pede para fazer parte de um grupo social.
“E eu acho que eu posso dizer com relativa certeza que, a fim de curá-lo completamente, tudo o que eu preciso fazer é uma simples e fácil operação cirúrgica – a saber, remover esses corpos irritantes.”
“E então