oxiurose
De
Ciências
Nomes: Débora dos Santos, Leticia A.P. e Penélope Teixeira
Professor: Augusto
Data: 24/08/2015
Turma: 71
Introdução: Neste trabalho iremos aprender um pouco mais sobre a oxiurose, aprenderemos o que ela é, como se contagia, como se previne, e o seu tratamento.
Oxiurose:
O que é: A oxiurose, também conhecida por oxiuríase, enterobíase ou caseira, é uma infecção intestinal ocasionada por um nematódeo intestinal chamado Enterobius vermicularis. A doença atinge qualquer classe social e é muito comum na infância, ocasionando, principalmente, prurido retal, normalmente no período noturno.
Como se contagia: Ela pode ser transmitida por várias formas diferentes: direta, indireta e retroinfestação. Na forma direta o paciente leva o parasita do ânus para a boca, isso ocorre principalmente porque a região apresenta uma coceira intensa e o paciente, após coçar a área, não se lembra de lavar as mãos adequadamente. Na forma indireta, os ovos dos helmintos encontrados nos alimentos nas roupas ou até mesmo na poeira podem contaminar uma pessoa. Já a retroinfestação ocorre quando as larvas eclodem na região perianal e migram para o ceco, onde se tornam indivíduos adultos.
Como se previne: A principal maneira de se prevenir contra a Oxiurose é adquirir, ou aumentar, as práticas de higiene. Lavar sempre bem as mãos após usar o banheiro, antes das refeições ou antes de preparar o alimento é uma dica básica bastante eficaz. Lavar bem os alimentos, além de manter sempre o corpo limpo, com banhos regulares, também ajuda na prevenção. É importante também a utilização de roupas íntimas e de cama sempre limpas para evitar a contaminação de outras pessoas próximas. Para crianças, deve-se ensinar que não se deve levar a mão à boca e falar sempre sobre a importância da higienização, principalmente das mãos.
Conclusão: Concluímos que a oxiurose não é uma doença muito grave, mas