oxiurose ou enterobiose
O QUE É?
Enterobiose (enterobíase) ou Oxiurose (oxiuríase) é uma doença causada pelos vermes oxyurus vermicularis ou enterobius vermicularis, que parasitam no intestino dos seres humanos.
Estudos mostram que a doença possui origem na África, apesar de já ter se disseminado pelo mundo inteiro. A incidência é maior em locais de clima temperado e tende a acometer mais as crianças.
Os ovos são muito resistentes e conseguem resistir até três semanas em ambientes domésticos. Somente a espécie humana alberga o Enterobius vermiculares.
Os ovos deste parasita são incolores, transparentes e possuem aspecto assimétrico, um dos lados é achatado e o outro é convexo, com as extremidades arredondadas. Possuem membrana dupla, lisa e transparente.
Os vermes adultos caracterizam-se por serem pequenos, cilíndricos, afilado, de cor esbranquiçada. Apresentam duas expansões vesiculosas lateralmente à boca, denominadas aletas cervicais ou asas cefálicas. Apresentam dimorfismo sexual, onde a fêmea é maior, medindo cerca de 1 cm, com cauda longa e pontiaguda. Já o macho é menor, medindo cerca de 3 a 5 mm, e apresenta cauda recurvada ventralmente e com uma espícula copuladora.
AGENTE CAUSADOR
O Oxyurus vermicularis ou Enterobius vermicularis é quem provoca a doença. O contágio se dá através da ingestão ou inalação dos ovos. São as fêmeas que liberam grandes quantidades de ovos na região do ânus. Estes, em poucas horas podem atingir outros hospedeiros de formas diversas. Os ovos são resistentes e incolores. Ao cair no meio ambiente podem sobreviver por mais de três semanas. Eles possuem uma aparência assimétrica, sendo um dos lados convexo e ou outro achatado. Quando são encontrados nas fezes já possuem um embrião em seus interiores.
Após a infecção os parasitas seguem para a o intestino grosso e lá se tornam adultos. As fêmeas vão para a região do ânus e geralmente morrem após liberarem os ovos. Os machos tendem a morrer logo após o