OXIRREDUÇÃO-ATIVIDADE AVALIATIVA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
COMPONENTE CURRICULAR QUÍMICA INORGÂNICA I
DOCENTE JORGE HENRIQUES
ATIVIDADE AVALIATIVA
MACAPÁ – AP
2014
ANA KAROLINE LAUREIRO PORTAL
EDIMARA MOREIRA BRAGA
RENATA NUNES DE OLIVEIRA SOARES
LAIS SALGADO PINTO
LEONICE JUVENCIO
LORENA FURTADO DOS AJOS OLIVEIRA
WELLIGTON
ATIVIDADE AVALIATIVA
Atividade proposta em sala de aula, com o propósito de obter nota na componente curricular Química Inorgânica I, em nível de graduação.
MACAPÁ – AP
2014
ATIVIDADE AVALIATIVA
Livro:
ATKINS, P. ; SHRIVER, D. Química inorgânica. 4 ed. Porto Alegre: Brookman, 2008.
CAP. 5 - OXIRREDUÇÃO
QUESTÕES 5.1 A 5.15 da pag. 190.
5.1- Usando os dados de potencial padrão, indique porque o permanganato não é um agente oxidante adequado para a determinação quantitativa do Fe2+ na presença de HCl, mas pode ser empregado se quantidades suficientes de Mn2+ e de íon fosfato forem adicionadas à solução? (sugestão: o fosfato forma complexos com Fe3+, estabilizando-o).
O Mn2+ é o agente oxidante, sempre oxida em primeiro lugar o redutor mais forte, ou seja, aquele que tem menor E, justificando o porque do Mn2+ vai oxidar o H+, que o Cl- vai liberar na solução, pois o potencial padrão de H+ é (E= 0,00) e de Fe2+, pois seu potencial é menor.
5.2- O estudo revelou que a velocidade da reação é fortemente influenciada pela mudança do solvente de H2O para D2O. O que isto sugere a respeito do mecanismo da reação? Comente sobre a relação deste resultado com os casos de simples transferência de elétron e simples transferência de átomo, descritos no capítulo.
Em muitos casos, a velocidade reacional é influenciada por uma troca isotópica um átomo do solvente, ao invés de um reagente. Tal efeito é chamado efeito isotópico cinético do solvente. Este efeito pode ocorrer, por exemplo, quando o