Ovulação
A ovulação é a liberação de um óvulo maduro feita por um dos ovários por volta do 14º dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de menstruação. No ovário (o local de onde sai o óvulo) surge o corpo lúteo ou amarelo – uma estrutura amarelada que passa a produzir o estrogênio e progesterona. Esses hormônios atuam juntos, preparando o útero para uma possível gravidez, além disso, o estrogênio estimula o aparecimento das características sexuais femininas secundárias.
O óvulo liberado é “captado” por uma das tubas uterinas, que ligam os ovários ao útero. Revestindo essas tubas internamente, existem células com cílios que favorecem o deslocamento do óvulo até a cavidade do útero.
Algumas curiosidades: 1. Mil óvulos perdidos a cada ciclo
A cada ciclo, cerca de 1.000 ovócitos (óvulos primários) são perdidos. A mulher já nasce com todos os 400 mil óvulos que desenvolveremos durante toda a vida fértil.
2. A mulher não ovula todos os meses
É isso mesmo! Uma mulher jovem e saudável, em plena capacidade reprodutiva, ovula de 8 à 10 vezes no ano.
Talvez nesse momento você esteja se perguntando por qual motivo então, a maioria das mulheres, menstrua normalmente durante todo o ano. Isso acontece porquê todo o processo se desenvolve normalmente, só o que falha é a liberação do óvulo.
3. Pontada de Mittelschmerz
Estima-se que aproximadamente 15% das mulheres sintam a pontada de Mittelschmerz no momento da ovulação.
A pontada de Mittelschmerz, nada mais é do que uma pontada no baixo ventre (abdômem) que acontece no momento da ovulação. Normalmente é mais sentida do lado direito e suas causas podem ser diversas.
4. Sinal do linfonodo
Durante o período fértil, pode-se perceber na virilha correspondente ao lado do ovário que liberará o óvulo, um pequeno linfonodo (carocinho), pouco maior que um grão de arroz.
5. Ovulação por descarga de adrenalina
Uma grande descarga de adrenalina pode antecipar em alguns dias a