Ovulação
As glândulas responsáveis pelas alterações no ciclo menstrual são a hipófise e o hipotálamo. A hipófise está situada logo abaixo do hipotálamo, ambas localizadas na região central do cérebro. O hipotálamo secreta o hormônio gonadotrófico (GnRH), responsável por estimular a hipófise. A hipófise produz o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH). O FSH exerce influência sobre os ovários, estimulando o crescimento dos folículos ovarianos, no qual são desenvolvidos os óvulos. O LH é o responsável por desencadear a ovulação, ou seja, a liberação dos óvulos pelos folículos ovarianos (KLEPACZ,2008). À medida que esses folículos crescem, eles produzem o hormônio estrogênio, que atua diretamente no útero, no crescimento do endométrio. Quando um dos folículos termina o seu desenvolvimento ele se rompe, expulsando o óvulo do seu interior, e se transforma no chamado corpo lúteo. O corpo lúteo continua produzindo estrogênio, mas passa a secretar também a progesterona. A progesterona estimula o desenvolvimento de vasos sanguíneos e glândulas do endométrio. O estrogênio e a progesterona secretados pelo corpo lúteo inibem a hipófise, diminuindo a taxa de secreção dos hormônios FSH e LH. Sem esses hormônios para estimulá-lo, o corpo lúteo evolui, fazendo com que o estrogênio e a progesterona caiam a níveis muito baixos (KLEPACZ,2008).
Nesse momento a menstruação se inicia, provocada por esse súbito declínio na secreção de estrogênio e progesterona. Em seguida, a hipófise, que estava inibida, começa a secretar novamente grandes quantidades de hormônio FSH, iniciando um novo ciclo (KLEPACZ,2008).
HORMÔNIOS FEMININOS E SUAS FUNÇÕES
ESTRÓGENO
O estrogênio é um hormônio feminino produzido a partir da adolescência período que aparecem os primeiros sinais sexuais secundários na mulher. Sua produção se estende até a menopausa. Ele age sobre as células, anatomia e sobre o comportamento (GIACOMINI,2009)
O estrogênio é produzido pelo folículo