ovulaçao
O mecanismo da ovulação é controlada pelo hipotálamo devido à liberação do hormônio luteinizante e o hormônio estimulador de folículo. Estes hormônios são secretados pela glândula pituitária no lóbulo anterior.
É durante a fase de pré-ovulação do ciclo menstrual que o folículo ovariano passa por vários tipos de transformações, em seguida ocorre à formação de um buraco pela qual o gameta feminino sai. O desencadeamento da ovulação ocorre devido ao pico de quantidade dos hormônios luteinizante e estimulador do folículo.
Depois que ocorrer a ovulação o gameta é transportado pelos tubos de falópio até atingir o útero. Se o gameta for fertilizado pelo espermatozóide a implantação pode ocorrer no máximo em 12 dias depois, se a fertilização não ocorrer o gameta será degradado nos tubos de falópio em 24 horas.
A fase fértil da mulher ocorre dias antes da ovulação, o tempo médio para que ocorra a ovulação é de 14 dias num ciclo menstrual de 28 dias. A fase de pós-ovulação pode variar de mulher para mulher.
A ovulação apresenta alguns sinais e sintomas que são: a mulher quando está perto do período de ovular apresentam mudanças no cérvix, no muco produzido pelo cérvix e na temperatura basal.
Algumas mulheres apresentam sintomas secundários que são: dor associada à ovulação que é conhecido como mittelshmerz, sensibilidade a odores e elevação do desejo sexual dias antes da ovulação.
Existe a indução a ovulação para que se possa ocorrer à concepção através da administração do hormônio luteinizante ou hormônio estimulador do folículo.
A indução da ovulação é recomendada para mulheres que apresentam a síndrome do ovário policístico e apresentam dificuldades para a concepção.
Porém a indução para ovulação pode apresentar a possibilidade de desenvolvimento de câncer de ovário, o que ainda não foi confirmado, estudos vêm