outsourcing, vantagens, desvantagens e exemplos
Oque é?
O outsourcing está ligado à ideia de parceria de negócios, onde uma empresa contrata outra para auxiliá-la em seus processos, atuando como uma parceira durante o seu processo produtivo, ou seja, mão-de-obra terceirizada.
Esta ideia está relacionada com o conceito de subcontratação de serviços, geralmente relacionada às atividades meio de uma empresa, e nunca à sua atividade fim. Isso quer dizer que uma empresa pode terceirizar algumas atividades de seu processo produtivo, por exemplo, mas nunca o procedimento que dará origem ao seu produto final. Uma padaria pode terceirizar o transporte do trigo até a sua loja, mas não poderá nunca terceirizar a fabricação do pão em si.
Vantagens
A terceirização em uma empresa visa reduzir os gastos com determinada atividade. Uma vez que os colaboradores terceirizados recebem salário um pouco menor que os funcionários da empresa, em alguns casos.
A terceirização é importante também para agilizar alguns processos e para facilitar a gestão da empresa, permitindo a ela focar apenas nos serviços-chave de seu negócio. O que aumenta a produtividade de alguns setores, e a qualidade dos produtos, reduzindo o custo e aumentando a lucratividade da empresa.
Também permite a libertação de recursos - ao nível humano, técnico e financeiro- para as atividades críticas da empresa. Acesso a tecnologias e a especialistas não existentes dentro da organização.
Outro ponto positivo do outsourcing, que muitos consideram uma vantagem, é a transferência de parte da responsabilidade da empresa para terceiros. Assim, quando há algum problema em determinado procedimento, a empresa contratante pode responsabilidade a contratada, sendo possível até penalizá-la por tal falha.
Desvantagens
Um dos grandes problemas desta modalidade de contratação é o não atingimento dos objetivos estabelecidos, sejam com relação ao desempenho das equipes contratadas ou à redução de custos desejada, que muitas vezes não acontece.