outros
As conquistadoras
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - UNITINS
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso II
ADOÇÃO TARDIA
As conquistadoras
Integrantes:
KESSYA SOUZA DE PAULA
BRUNA ZACARIAS RODRIGUES
CARLA AFONSO SOUZA
Professores Avaliadores:
MARIA LOURDES F. G. AIRES
Nota: 0,80
Cidade: Aperibé
Data: 08/2011
ava2.unitins.br/ava/files/projetoconteudo/0ba33fc45c2e855ea8054dd785875052.html
1/6
04/09/14
As conquistadoras
TÍTULO/TEMA
ADOÇÃO NO BRASIL:
Traçando uma Análise Sobre os Aspectos Jurídicos e Sociais da Adoção Tardia
RESUMO E PALAVRAS-CHAVE
RESUMO
A adoção no Brasil busca imitar a filiação natural, se baseado na afetividade. É uma medida de exceção, que somente deve ser aplicada quando esgotadas todas as possibilidades de retorno a família de origem. Adoção tardia é aquela que se refere à colocação em lar substituto de crianças acima de dois anos, e a realidade mostra que existe uma maior dificuldade de inserção em família substituta deste grupo de crianças e adolescentes. Os estudos têm demonstrado que cada processo de adoção constituise de uma experiência singular. No entanto, observam-se certas características que se repetem com regularidade, como: o surgimento de comportamentos regressivos, agressividade, ritmo acelerado de desenvolvimento global, enfrentamento do preconceito social, aquisição de novos hábitos, sentimentos de vulnerabilidade, impotência e culpa.
Palavras chave: Adoção tardia, poder familiar, adotando.
INTRODUÇÃO
1 INTRODUÇÃO
Apesar de toda evolução científica com que nos deparamos todos os dias, algumas questões permanecem pouco estudadas ou são tratadas de forma preconceituosa, dentre estes temas encontramos a adoção.
Mesmo sendo uma prática comum desde os primórdios de nossa sociedade, a adoção continua sendo assombrada por mitos e fantasmas que se forma do senso comum.
A filiação adotiva é uma filiação legítima que juridicamente possui a