outros
O curso Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico foi concebido para lhe fornecer um conjunto de informações e conhecimentos que auxiliem sua atuação profissional.
É importante que você, comprometido como esteve com o curso que lhe foi proposto, tenha atingido os objetivos de aprendizagem, quais sejam:
dominar o contexto do Novo Acordo Ortográfico, a presença da língua portuguesa no mundo, as alterações no nosso dicionário e também um breve histórico do Acordo Ortográfico; conhecer as regras de acentuação gráfica, emprego do hífen e a composição e eliminação do trema.
Esperamos que você esteja satisfeito com o curso e que o conteúdo apresentado seja efetivamente útil ao seu desempenho profissional e que o ajude a aumentar a credibilidade de sua instituição e de sua equipe de trabalho.
Igualmente, esperamos que as informações disponibilizadas no curso sirvam de instrumentos de crescimento pessoal e, por consequência, de crescimento da organização em que você trabalha.
Ah! A condição para a realização da Avaliação Final é responder todos os Exercícios de Fixação ao final de cada módulo.
O acesso à Avaliação final está disponível na página seguinte.
Boa sorte!
Questão 1 - Valor da questão ( 4 )
Assinale se cada alternativa é falsa (F) ou verdadeira (V) de acordo com as novas regras ortográficas.
a) V - O trema deixa de existir mesmo quando a letra "u" é seguida de "o" ou "a", como em "ambíguo" e "adequado". b) V - Até 1971, era optativo o uso do trema nos chamados hiatos átonos. Assim, o diminutivo de "país" era grafado "païsinho". c) F - Os antropônimos originários de línguas estrangeiras não perderam o trema, exceto nas suas derivações, em que devemos, tanto quanto possível, empregar a norma geral e excluir o trema. d) F - Se a letra "u", antes de "e" ou "i", for pronunciada e tônica, devemos usar acento agudo em vez do trema, tal como em "que ele averigúe", "que eles apazigúem". e) F - O novo acordo não