outros
1
Produtos químicos, cuidado!
Os materiais de construção podem ser tóxicos e prejudicar sua saúde. Veja aqui os equipamentos que você deve usar para mexer com tintas, colas, cal, cimento e outros materiais da obra
Reportagem: Felipe Benevides
Edição 19 - Setembro/2008 Durante a construção o operário utiliza diversos materiais para fazer o seu trabalho. Grande parte são podutos químicos, e se não forem usados de maneira correta podem trazer problemas para os trabalhadores. Cimentos, cal, tintas, pastas, argamassas, colas e selantes são produtos perigosos, que em contato com a pele, olhos, nariz, boca e outras partes expostas podem causar irritação, queimadura e até ferimentos mais graves. Um operário pode manusear cimento sem luvas e não sentir nada na hora, mas depois apresentar uma alergia muito grave.
Para Douglas Queiroz, médico do trabalho do Seconci (Serviço Social da Indústria da Construção Civil), os produtos que mais levam trabalhadores para o consultório médico são o cimento e a cal. O primeiro causa uma alergia, e o segundo pode provocar uma forte irritação na pele. Queiroz recomenda: "Em caso de contato com a pele, a primeira coisa a ser feita é lavar o local com água corrente e sabão e logo depois procurar um médico". Outros produtos que provocam problemas de saúde são as tintas e vernizes: "Tintas e vernizes à base de solvente causam intoxicação e até contaminação sangüínea, baixando a resistência (imunidade) do corpo. Se a tinta é à base de água, não há risco", assegura o doutor Douglas.
Usar EPI's (Equipamento de Proteção Individual) é a forma mais segura de evitar qualquer alergia ou intoxicação. "Sempre digo que não há desconforto maior que uma doença ou lesão", lembra o doutor Douglas Queiroz. "Os equipamentos de proteção individual não podem ser apenas uma obrigação, eles garantem a nossa segurança e a nossa saúde."
Os equipamentos de poteção individual mais importantes são as luvas, máscaras ou respiradores, protetores de