Criminoligia
Ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima, do controle social e do comportamento delitivo, buscando informações sobre a gênese, a dinâmica e as variáveis do crime, a fim de embasar programas de prevenção criminal e técnicas de intervenção positiva no homem delinqüente.
2) Qual a função/papel da criminologia?
-Explicar e prevenir o crime. -Avaliar os diferentes modelos de resposta ao crime. -Intervir na pessoa do infrator.
3) Quais são os quatro objetos de estudo da criminologia?
O crime, o criminoso, a vítima e o controle social.
4) O que é a etiologia do crime?
É o estudo da dinâmica, gênese e variáveis principais do crime; desde a sua origem até as suas consequências. Investiga as causas ou fatores determinantes da criminalidade.
5) Fale sobre a escola clássica ressaltando seus representantes, método de trabalho e objeto de estudo.
Na escola clássica seus principais representantes foram Cesare Beccaria e Francesco Carrara. Seu método era dedutivo, pré-científico e silogismo. Seu objeto de estudo era o crime como consequência da ruptura com o contrato social, para eles o criminoso era uma pessoa normal.
6) Fale sobre a escola positivista ressaltando seus representantes, método de trabalho e objeto de estudo. Quem influenciou o seu método? Por quê?
Na escola positivista seus principais representantes foram Cesare Lombroso, Enrico Ferri, Rafael Garófalo. Seu método era indutivo, empírico e o seu objeto de estudo era o criminoso. Seu método foi influenciado por Charles Darwin com seu experimento com ervilhas.
7) Estabeleça as similitudes (semelhanças) e as dissonâncias (diferenças) entre as escolas clássicas e positivistas.
As semelhanças: é que ambas as escolas reconhecem que o ideal da sociedade é a paz e a harmonia.
As diferenças: é o foco, é o método de estudo. Para os clássicos o método era dedutivo, silogismo, o criminoso era normal.