Contribuição da criminologia crítica para o desenvolvimento da atividade de segurança pública pela polícia militar do estado do paraná
2º Ten QOPM Marcos José da Silva
2º Ten QOPM Gledson de Lima
Resumo: Apresenta a contribuição oferecida pela Criminologia Crítica voltada à atividade de segurança pública no Estado do Paraná, a qual é executada, dentre outros órgãos, pela Polícia Militar. Objetiva demonstrar, através de pesquisa bibliográfica voltada ao estudo da Criminologia Crítica, em suas vertentes do Minimalismo e do Neo Realismo de Esquerda, o que é necessário para o desenvolvimento das políticas voltadas para a atividade de segurança pública, bem como o que foi implementado neste sentido. Conclui que a Criminologia, dentro das vertentes abordadas, trouxe significativa contribuição para o desenvolvimento da atividade de segurança pública pela Polícia Militar do Estado do Paraná e sugere que o mencionado estudo seja levado adiante através de análise quantitativa sobre a aplicação prática do que foi abordado.
Palavras-Chave: Criminologia Crítica. Minimalismo. Neo Realismo de Esquerda. Segurança Pública.
1 INTRODUÇÃO O presente estudo tem por objetivo identificar a contribuição da Criminologia Crítica para o desenvolvimento da atividade de segurança pública pela Polícia Militar do Estado do Paraná. A sociedade e tudo ao que a ela está relacionada apresentam-se em constante evolução, neste sentido os órgãos de segurança pública devem estar atentos ao que está sendo sustentado pelas áreas de conhecimento com quem mantém relação, onde se insere a Criminologia. A Polícia Militar do Estado do Paraná, no seu âmbito de atuação e seguindo o que vem sendo afirmado pelos estudiosos da mencionada área do conhecimento, implementou e vem trabalhando de forma voltada a propiciar o desenvolvimento de atividades que aliem questões técnicas ao que é discorrido nos estudos de criminologia.
2 CRIMINOLOGIA, POLÍTICA CRIMINAL E VITIMOLOGIA
Antes de se ingressar na