outros
Este trabalho tem por finalidade abordar sobre o tema arranjos produtivos locais. Apresentaremos o significado, objetivo e a forma como as APLs contribuem para o crescimento da economia.
Mostraremos que apesar de existir vários meios de se tornar um empreendedor devido a grandes ideias e oportunidades, existe também as dificuldades encontradas no campo gerencial e tecnológico que afeta diretamente as empresas que por sua vez encontram empecilhos no quesito inovação que é algo essencial para o sucesso das empresas. Por isso a importância na cooperação entre as empresas que gera a competitividade, além de estimulo e fortalecimento na economia local.
O aglomerado de empresas reúnem recursos, estratégias, pesquisas tecnológicas, partilham riscos e custos na exploração de novas oportunidades e juntas crescem cada vez mais e promovem o crescimento local como veremos no decorrer deste trabalho. Pretendemos com esta pesquisa colaborar com o entendimento dos arranjos produtivos locais que são muito importantes e contribuem significativamente com o giro econômico das empresas.
APL – Arranjo Produtivo Local.
O que é?
O Arranjo Produtivo Local – APL é um aglomerado de empresas, localizada em um mesmo território. Apresenta alguma especialização produtiva, mantém vínculo com as empresas do mesmo segmento e também com as demais empresas locais como: o governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
Consistindo na existência de uma aglomeração de empresas que atuam em uma atividade produtiva principal. A APL se divide em dois aspectos de atuação, sendo o aspecto vertical e o horizontal. O aspecto vertical ocorre quando as empresas participam de várias etapas no processo produtivo. Já no horizontal, ocorre quando as empresas participam de apenas uma etapa do processo.
Para medir a quantidade de APLs em determinado local são levados em consideração alguns fatores tais como: número de empresas e postos de