Banco de Dados Relacional
Estratégia e Análise
Design
Elaboração e Documentação
Transição
Produção
Transição
Refine o protótipo. Mova uma aplicação para a produção com teste de aceitação do usuário, conversão de dados existentes e operações paralelas. Faça as modificações necessárias.
Produção
Forneça o sistema aos usuários. Opere o sistema de produção. Monitore o desempenho, aperfeiçoe e refine o sistema.
Observação: É possível executar as várias fases do ciclo de vida de desenvolvimento do sistema repetidamente. Este curso se concentra na fase de elaboração do ciclo de vida de desenvolvimento do sistema.
Armazenando Informações
Toda organização necessita de informações. Uma biblioteca mantém uma lista de membros, livros, datas de entrega e multas. Uma empresa precisa gravar informações sobre funcionários, departamentos e salários. Essas informações são chamadas de dados.
As organizações podem armazenar dados em várias mídias e em formatos diferentes, por exemplo, um documento impresso em um arquivo físico ou dados em planilhas eletrônicas ou bancos de dados.
Um banco de dados é um conjunto organizado de informações.
Para gerenciar bancos de dados, você precisa de DBMSs (database management systems). Um DBMS é um programa que armazena, recupera e modifica dados do banco de dados a pedido. Há quatro tipos principais de bancos de dados: hierárquico, de rede, relacional e relacional de objeto, o mais recente.
Observação: O Oracle7 é um RDBMS (relational database management system) e o Oracle8 é um ORDBMS (object relational database management system).
Planilha eletrônica
Arquivo físico Banco de Dados
SALGRADE
GRADE LOSAL HISAL
Armazenamento de Dados em Diferentes Mídias
Modelo Relacional
Os princípios do modelo relacional foram definidos primeiramente pelo Dr. E.F. Codd em junho de 1970 em um estudo chamado "A Relational Model of Data for Large Shared Data Banks". Nesse estudo, o Dr. Codd propôs o modelo relacional de