outros
Turbina de múltiplos estágios
CUBATÃO
2013
Auxiliar Mecânico de Manutenção
Antonio Carlos Silva de Sousa
Clayton de Souza Ponciano
Evelin de Andrade Neves
Ranieli Alves de Andrade
Turbina de múltiplos estágios
Relatório sobre Turbina de múltiplos estágios, para avaliação do componente curricular, ocorrido no segundo semestre de 2013, com orientação do professor Alonso.
CUBATÃO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVO 5
DESMONTAGEM 5
ELEMENTOS DE APOIO 5 ELEMENTOS DE FIXAÇÃO 5
MONTAGEM 5
CONCLUSÃO 6
ANEXOS 7
INTRODUÇÃO
As turbinas de fluxo radial são normalmente utilizadas em motores de automóveis, caminhões e tratores. Grandes motores, de locomotivas, estacionários ou marinhos, utilizam turbinas axiais.
Uma turbina de fluxo radial consiste numa voluta, uma serie de bocais de entrada
(inexistentes em pequenas turbinas) e o rotor com palhetas.
Em razão que a descarga do motor é intermitente, sendo, portanto pulsante a entrada dos gases, é bom ter uma tubulação de exaustão de bom tamanho, de modo a que absorva as pulsações, mesmo que isto implique na perda da energia cinética dos gases. Desta forma a turbina trabalha em melhores condições. Em razão disto é que normalmente têm uma voluta na entrada.
O objetivo dos bocais de entrada é o de acelerar o fluxo, com pequena perda da pressão de estagnação (devida ao atrito). Nos modelos mais comuns no Brasil, estes bocais são omitidos.
A queda na entalpia de estagnação é nas palhetas do rotor, que é onde realmente acontece a transferência de energia. As palhetas são projetadas de modo a se ter o mínimo de energia cinética dos gases na saída.
É possível, no entanto construir uma turbina que