Outro
INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………………………………………………………2
ALAMBAMENTO OU ALEMBAMENTO…………………………………………………………………………………….…2
O ALAMBAMENTO NA ACTUALIDADE……………………………………………………………………………………….3
O DÓLAR NA CARTA………………………………………………………………………………………………………………….5
EXAGERO NA CERVEJA………………………………………………………………………………………………………………5
ALAMBAMENTO EM LUANDA…………………………………………………………………………………………………..6
O ALAMBAMENTO EM ALGUMAS REGIÕES DO NORTE…………………………………………………………….7
ALGUMAS ETAPAS SEGUIDAS NO DIA DA CERIMÓNIA……………………………………………………………..8
CONCLUSÃO…………………………………………………………………………………………………………………………..10
BIBLIOGRAFIA………………………………………………………………………………………………………………………...11
INTRODUÇÃO
O alambamento ou alembamento que também pode ser chamado de pedido, é um ritual de extrema, importância em Angola, pois é uma das vertentes que representa a união matrimonial entre dois indivíduos, uma ocorrência característica da nossa cultura. É um ato que tem sido realizado, desde a antiguidade, sofrendo algumas actualizações ao longo dos tempos.
Neste trabalho, abordaremos de uma maneira breve e sintetizada, os procedimentos característicos deste ritual, bem como tentar apreciar os factos da maneira mais crítica possível, procurando destacar as vantagens e desvantagens circundantes a este ritual bantu.
O ALAMBAMENTO NA ACTUALIDADE
Em Angola o casamento é celebrado de três maneiras: o tradicional (alambamento), o religioso e o civil. O alembamento pode ser entendido como uma forma tradicional de união conjugal existente nalgumas regiões de África, principalmente entre os povos Bantu. Este refere-se a um conjunto de preparativos e entregas que a família do noivo faz à da noiva, com o intento de legalizar o casamento e estabelecer novos laços de parentesco (também chamados laços de afinidade ou aliança). Consiste na entrega de certas quantias em dinheiro, roupas, calçados, bebidas, animais e determinados objectos.
Até aos anos 80, o alambamento resumia-se a uma celebração para as famílias