ouro
Retângulo de ouro Leonardo da Vinci estudou as proporções do corpo humano através da razão de ouro. Neste estudo, verificou que as mesmas possuem relação. Neste caso, pode-se observar a simetria na face de um homem desenhado por da Vinci. O artista sobrepôs a pintura no retângulo áureo com a razão de ouro aproximada.
Em 1490 foi encontrado um desenho famoso que acompanhava as notas que Leonardo executou em um dos seus diários. Consistia em uma figura masculina despido separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num círculo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo de sua altura total. É considerado um cânone das proporções do corpo humano, segundo um determinado raciocínio matemático e baseando-se em partes na proporção áurea. Este foi chamado de homem Vitruviano, considerado um modelo ideal para o ser humano, cujas proporções são perfeitas, segundo o ideal clássico de beleza.
A= 1,65m
B= 0,165m → 0,17m
C= 0,200m → 0,37m
D= 0,275m → 0,29m / 0,24m
E= 0,410m → 0,41m
F= 0,060m →0,06m/ 0,05m/ 0,06m
• Resultado segundo proporções do Homem Vitruviano
• Resultado de uma das integrantes do grupo
* Ocorreu pequenas variações por possíveis dois motivos: - As pessoas possuem diferentes medidas corporais; - O modo medido pode não ter sido exatamente como no modelo;