OURO
TRABALHO SOBRE ELEMENTOS QUÍMICOS
Desenvolvimento
HISTÓRICO DO OURO:
O Ouro considerado como um dos metais mais preciosos é conhecido desde a antiguidade, não se sabe ao certo quem descobriu, Arqueologistas sugerem que o primeiro uso do ouro começou com as primeiras civilizações no Oriente Médio. É possível que tenha sido o primeiro metal utilizado pela humanidade. O mais antigo artefato em ouro foi encontrado na tumba da Rainha Egípcia Zer. Seu nome é de origem do Latim “Aurum” que significa Brilhante.
A primeira grande descoberta do Ouro no Brasil deu-se nos sertões de Taubaté, em 1697, quando o então governador do Rio de Janeiro Castro Caldas anunciou a descoberta de dezoito a vinte ribeiro de ouro da melhor qualidade pelos paulistas.
OCORRÊNCIA DO OURO:
O Ouro está presente em toda a parte da natureza, porém em concentrações ínfimas. Como exemplo, estão as águas do mar que contêm cerca de 1 Kg de ouro a cada 8,3 bilhões de litros, ou ainda, na crosta terrestre onde a concentração é de cerca de 1 Kg do metal a cada 200 000 toneladas de massa sólida (litosfera). As grandes minas possuem concentração de 1 Kg a cada 334 toneladas. Por ser tão raro, o Ouro possui um alto valor comercial e esse valor está em constante mudança já que, assim como as moedas estrangeiras, possui preço cotado diariamente. Apesar de ser um metal nobre, devido a baixa reatividade forma diversos compostos, sendo o tricloreto de ouro (AuCl3) e o ácido cloroáurico (HAuCl4) os dois dos compostos mais comuns do ouro.
UTILIDADE E/OU APLICAÇÕES DO ELEMENTO:
O ouro é amplamente utilizado na confecção de jóias, medalhas, circuitos eletrônicos, moedas e até é submetido à modificação química para ser comestível.
O ouro exerce funções críticas em computadores, comunicações, naves espaciais, motores de reação na aviação, e em diversos outros produtos.
Utilizado como cobertura protetora em muitos