Ouro Preto
Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980. Antes da chegada dos colonizadores de origem europeia no século XVI, toda a região atualmente ocupada pelo estado deMinas Gerais era habitada por povos indígenas que falavam línguas do tronco linguístico macro-jê7 . A partir do século XVI, exploradores luso-tupis provenientes de São Paulo, os chamados bandeirantes, começaram a percorrer a região do atual estado de Minas Gerais em busca de ouro, pedras preciosas e escravos indígenas. Nesse processo, dizimaram muitas nações indígenas da região. No final do século XVII, finalmente foi descoberto ouro na região, aumentando ainda mais o afluxo de aventureiros para a região. Enquanto isso, as descobertas de ouro nos córregos continuavam no sertão. O ouro mineiro começou a chegar a Portugal ainda no final do século XVII.
Vila Rica de Ouro Preto surgiu por volta do século XVIII quando, levados pela descoberta do ouro nas Minas Gerais, diversos aventureiros partiram para aquelas terras em busca do metal precioso.
Contam as histórias, que são comuns nestas terras, que um homem, ao meter sua gamela no ribeirão Tripuí para beber água, retirou do fundo do ribeirão umas pedras escuras que guardou consigo e levou para Taubaté, interior de São Paulo. As pedras chegaram então às mãos do Governador Artur de Sá e Menezes, no Rio de Janeiro, que identifica o tão esperado ouro.
Em 1711, os arraiais ao redor de Ouro Preto estavam em tal estágio de desenvolvimento que o governador da capitania resolve criar “Vila Rica”. Mas naquela época o arraial que mais prosperava era o conhecido como Ouro Podre no qual Pascoal da Silva Guimarães, um comerciante português, enriquece tornando-se seu principal explorador. Porém, Pascoal resolve se rebelar contra