otimização
Engenharia de Produção
Diego Castagna dos Santos
Gisele Hilger
Pauline Flaresso
Uesley Limberger
Otimização
Guaramirim
2015
Diego Castagna dos Santos
Gisele Hilger
Pauline Flaresso
Uesley Limberger
Otimização
Guaramirim
2015
Introdução
No âmbito da Engenharia, o método da otimização é desenvolvido, principalmente, para minimizar problemas de planejamento, programação e controle da produção e logística. Alguns desses problemas tornam-se complexos devido ao número de restrições associadas à satisfação de um ou mais objetivos.
Pensando numa linha de produção da área têxtil, verificamos alguns aspectos que poderiam ser melhorados, tendo uma solução que forneça um maior benefício a linha de produção, buscando a condição próxima ao ótimo.
Ao analisar as máquinas de costura, verifica-se pequenos detalhes que poderiam ser melhorados. Destacamos a máquina Reta, que possui a carretilha e a bobina na parte inferior da máquina.
Criando um método que possa vir a facilitar todo o processo de costura, visamos um melhor desempenho e durabilidade da máquina, um menor desperdício de fio e uma produtividade pouco mais elevada.
Otimização
Existem diferentes máquinas de costura para diferentes acabamentos e procedimentos.
Destacamos a máquina reta, que é uma das mais comuns. Essa máquina é empregada para diversos tipos de costura, tanto na indústria na confecção em massa quanto em pequenas quantidades para artesanato, peças exclusivas, entre outros.
Essa máquina pode ser de uma ou mais agulhas e a mesma quantidade de agulhas coincide com a quantidade de bobinas na parte inferior da máquina. As bobinas precisam estar bobinadas com o fio adequado a determinada costura e de forma correta, para que a máquina não ‘engasgue’ e venha a danificar a peça.
Trataremos a fundo, a máquina reta de uma agulha, mais presente na linha de produção de uma empresa têxtil. Um aspecto que é bastante observado e destacado na