osteoporose
Saúde do Idoso
O que é ?
Ela faz parte do envelhecimento normal.Caracteriza-se pela diminuição da massa óssea e o desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, que ficam mais sujeitos a fraturas, seja por pequenos traumas ou espontaneamente.
A osteoporose se deve à diminuição da absorção do cálcio , Para entender o que acontece, é preciso lembrar que os ossos são compostos de uma matriz na qual se depositam complexos minerais com cálcio.
Sintomas
A osteoporose é uma doença silenciosa. O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam. As lesões mais comuns são as fraturas das vértebras por
Diagnostico
A Densitometria óssea por raios X é um exame não invasivo fundamental para o diagnóstico da osteoporose. Ele possibilita medir a densidade mineral do osso na coluna lombar e no fêmur para compará-la com valores de referência préestabelecidos.
Os resultados são classificados em três faixas de densidade decrescente: normal, osteopenia e osteoporose.
Causas e Fatores de Risco
Entre os fatores de risco que podem levar à osteoporose destacam-se:
História familiar da doença;
Pessoas de pele branca, baixas e magras;
Asiáticos;
Deficiência na produção de hormônios;
Medicamentos à base de cortisona, heparina e no tratamento da epilepsia; Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;
Baixa exposição à luz solar;
Imobilização e repouso prolongados;
Sedentarismo;
Tabagismo;
Consumo de álcool;
Certos tipos de câncer;
Algumas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas.
Tratamento
Como a osteoporose pode ter diferentes causas, é indispensável determinar o que provocou , antes de propor o tratamento, que deve ter por objetivo evitar fraturas, diminuir a dor, quando