osteoporose
Osteoporose, literalmente, significa osso poroso. Significa a perda de massa e força do osso. A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos, aumentando o risco de inesperadas e repentinas fraturas como, por exemplo, o ato de sentar-se com rapidez, que pode levar a uma fratura no quadril. Em geral, a doença progride sem nenhum sintoma ou dor. O que confere a dureza nos ossos é o Cálcio que é obtido através da alimentação. No início da vida é necessário Cálcio para fortalecer o esqueleto e no final para evitar que este se enfraqueça.
Características da doença
Além das fraturas, ela causa o encolhimento das vértebras, redução de estatura, ossos doloridos e costas corcundas.
Esta doença ocorre principalmente durante o processo normal de envelhecimento, atingindo com mais frequência às mulheres, uma vez que estas possuem ossos menos maciços em relação aos homens.
Outro fator que torna as mulheres mais suscetíveis a esta doença, é a queda bastante acentuada de estrogênio que elas sofrem durante a menopausa.
A queda acentuada deste hormônio faz com que os ossos passem a absorver menos cálcio do que o necessário para seu equilíbrio e manutenção, tornando-os porosos, e, consequentemente, extremamente frágeis.
A osteoporose avança lentamente e dificilmente apresenta sintomas. Por esta sua característica silenciosa, ela pode passar completamente despercebida se não forem realizados exames para detecta-la. Fatores que contribuem para a osteoporose:
Idade;
Dieta pobre em cálcio;
Falta de exercício físico;
Tabaco e álcool;
Consumo excessivo de café e sal;
Fatores genéticos;
Pouca exposição solar;
Menopausa.
Como evitar
Em primeiro lugar a alimentação é fundamental tanto na prevenção como no tratamento da osteoporose. Algumas medidas preventivas que devem ser tomadas ainda na juventude são uma ingestão adequada de cálcio, além de atividades físicas regulares,