Osteoporose
1. Introdução Nosso esqueleto tem tres funções básicas: mêcanica, protetora e metabólica. Sustenta o corpo, é o local onde se insere os musculos, protege os orgão nobres e a medula óssea, e é o maior reservatório dos ions cálcio, fósforo e magnésio, necessários para a manutenção da homeostasia mineral. Para manter adequadamente a homeostasia mineral, o esqueleto é continuadamente destruído e reconstruído, processo denominado remodelação ou remanejamento ósseo. Os osteoclastos são responsáveis pela reabsorção, e os osteoblastos pela formação óssea, conhecida por acoplamento. O aumento acentuado da reabsorção óssea desencadeia a osteoporose, com perda de resistência e integridade, resultando em fraturas após mínimos traumas. O osso é um material composto por duas fases: orgânica e inorgânica. A fase mineral compreende cerca de 70% de seu peso, 5 à 8% são ocupados por água, e a matriz orgânica responde pelo restante.
osso com osteoporose osso normal
Principais tipos de Osteoporose são:
Osteoporose pós-menopausa: atinge mulheres após a menopausa. Fratura de coluna pode ocorrer.
Osteoporose senil: atinge pessoas com mais de 70 anos. Tanto a fratura de coluna quanto a de quadril podem ocorrer.
Osteoporose secundária: atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticóides.
Fatores de risco: Há um conjunto de fatores que influenciam e favorecem o desenvolvimento da osteoporose.
· Menopausa: com a interrupção da menstruação, ocorre diminuição dos níveis de estrógeno, que é fundamental para manter a massa óssea.
· Envelhecimento: a perda de massa óssea aumenta com a idade.
· Hereditariedade: a Osteoporose é mais frequente em pessoas com antecedentes familiares da doença.
· Dieta pobre em cálcio: o cálcio é fundamental na formação óssea. Sua obtenção a partir da alimentação é imprescindível para prevenir a Osteoporose.
· Excesso de fumo e álcool: