Osteoporose/Lombalgia
Doença óssea metabólica classificada no CID com-M80,tem como principal característica a diminuição progressiva da densidade óssea, tornando mais freqüente a ocorrência de fraturas.
Por ser uma doença de instalação silenciosa, os sinais normalmente só começam a aparecer quando ela já esta numa fase mais avançada,ex: fraturas espontâneas em ossos que ficaram porosos e muito fracos a ponto de não suportar nem um trauma por menor que seja.As partes mais afetadas por essa doença são: colo do fêmur, coluna, a pelve e o punho.
Diagnostico
Pode-se obter o diagnóstico dessa doença através da densitometria óssea por raio x,esse é um exame não invasivo que mede a densidade do osso e é fundamental para o diagnóstico da osteoporose.
Tratamento
A osteoporose não tem cura, e o tratamento é voltado para o fortalecimento dos ossos, através de medicamentos, pratica de exercícios físicos e o aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina d.
Lombalgia
Caracterizada como dor na região lombar. Algumas das causas mais comuns dessa patologia são: Estresse, obesidade, sedentarismo, trauma, gravidez, trabalhos repetitivos, e postura.
O diagnostico é feito inicialmente através de exames físicos e para um diagnostico mais preciso é indicada a radiografia simples. O estudo radiográfico pode incluir as incidências frontal, lateral e obliqua.
Com o Rx pode-se observar a presença de lesões ósseas com diminuição do espaço intervertebral, fraturas, formação de osteóflitos (bicos de papagaio) e sinais de osteóartrose e tumores, e fornecer dados a respeito do alinhamento da coluna lombar
Tratamento
O tratamento da patologia depende do grau em que a doença atingiu, podendo ser tratada inicialmente com uso de medicamentos, repouso, e fisioterapia ou em casos mais graves recomenda-se a cirurgia.