Osteoporose - Biologia
Para um entendimento melhor da osteoporose, é importante sabermos a função do osso no nosso corpo. Os ossos além de promover a sustentação ao nosso organismo é a principal fonte de cálcio, que são necessárias para, como exemplo, batimentos cardíacos e força muscular. Nosso esqueleto sempre esta se renovando, enquanto um ponto do osso esta sendo reabsorvido o outro está sendo reconstruído. Por isso, o esqueleto está sempre mudando, sendo renovado e se fortalecendo no adulto jovem, mantendo a massa óssea estável. A osteoporose é um desequilíbrio desse processo onde a remodelação não consegue acompanhar a velocidade da absorção, deixando o osso frágil. Se uma quantidade suficiente de cálcio estiver armazenada ao longo da vida, o equilíbrio do processo reabsorção e reconstituição voltam a se estabelecer.
A osteoporose pode ser primária ( doença genética que acomete o tecido conjuntivo, sendo caracterizada por ossos frágeis, que fraturam com facilidade) na infância; no entanto, frequentemente e uma complicação de doenças crônicas ou de seus tratamentos. É um problema grave de saúde em todas as partes do mundo.
Mais ou menos as pessoas com mais de 50 anos, 30% das mulheres e 13% dos homens poderão sofrer algum tipo de fratura. Estima-se que a incidência de fraturas pode quadruplicar nos próximos 50 anos em decorrência do aumento da expectativa de vida. No entanto, a osteoporose deixou de ser uma preocupação exclusiva de indivíduos adultos e idosos, uma vez que a densidade mineral óssea dessas faixas etárias depende do pico de massa óssea adquirido até o final da segunda década de vida.
O pediatra e responsável por garantir condições necessárias para que crianças e adolescentes desenvolvam a melhor qualidade possível de massa óssea, evitando fraturas na idade adulta.
OSTEOPOROSE – O QUE É
Osteoporose é definida como a perda da massa óssea. Nossos ossos são formados por dois tipos de células:
Osteoclastos