OSTEOPATIA Trabalho
Osteopatia é uma especialidade da fisioterapia, ainda pouco difundida no País, com diagnóstico próprio que se agrega ao diagnóstico médico, em que o fisioterapeuta utiliza as mãos como ferramenta de trabalho. Essa terapia é embasada nas áreas da anatomia, embriologia, biomecânica e fisiologia, e procura tratar a mecânica corporal através de técnicas específicas para cada tipo de tecido (músculos, ligamentos, vísceras, articulações etc.).
() Osteopatia Estrutural
É a especialidade da osteopatia que trata as alterações musculo-esqueléticas, ou também chamadas desajustes mecânicos das articulações. A perda de mobilidade de uma ou várias articulações provocam desequilíbrios no organismo, podendo causar dor e diferentes patologias.
(2) Osteopatia Visceral
Através da osteopatia visceral, podemos ver a relação existente entre qualquer lesão estrutural e como afeta esta o sistema visceral ou vice-versa. Os órgãos realizam variadas e complexas funções, mas para isto é indispensável que um bom funcionamento se veja acompanhado de uma boa mobilidade entre eles, cada um respeitando o seu espaço sem invadir o da sua víscera vizinha.
Um problema visceral pode ser responsável de uma dor lombar?
Podem existir dores lombares onde todos os exames radiológicos são negativos (tudo normal), uma coluna totalmente sã, no entanto as dores persistem desde há já muito tempo, inclusive anos. Após avaliação osteopática detecta-se uma disfunção visceral por diminuição de mobilidade intestinal ou ginecológica, por exemplo. Qualquer um destes órgãos quando perde parte da sua mobilidade natural, pelas relações anatômicas existentes com as estruturas adjacentes, provocará também alterações de mobilidade dessas mesmas estruturas. Enquanto não restituirmos a posição e a mobilidade normal desse órgão, qualquer tratamento que façamos será inútil.
Um problema nas cervicais pode ser produzido por uma disfunção visceral?
É comum tratar-se pacientes com problemas de cervical ou