Pos graduação
CErvigalgia
-O artigo relata que a cervicalgia vem sendo um problema comum em todo o mundo, e que metade da população adulta em alguma fase da vida , principalmente as mulheres sera acometida pela cervicalgia, relatam ainda que que de acordo com a IASP – a cervicalgia com ou sem irradiação para os membros superior, tem prevalência alta em adultos com mais de 25 anos. Que podem associar-se a problemas psicológicos, sócias e traumas físicos se não tratado.
Contam que a cervicalgia vem sem causa aparente e que associa-se a posições viciosas, movimentos exagerados ou períodos de tensão constante, ou ainda alterações da ATM, sendo por cusas diversas que manisfesta-se por dores e rigidez.
De acordo com o artigo , os fatores etiológicos podem ser muitos: processos inflamatórios, transtornos estáticos congênitos, fatores mecânicos, fatores fisiológicos e psíquicos.
Biomecanica
Nos deixam informados da biomecânica e da anatomia da coluna vertebral, da sua flexibilidade e da sua sustentação pelos músculos e ligamentos. A nossa coluna cervical e composta somente por 7 vertebras e que entre cada uma delas tem o chamado de disco intervertebral, possuem processos espinhoso bifurcados e forame vertebral. Relatam que a coluna cervical posicionam nossa cabeça mantendo com isso a coordenação total do nosso equilíbrio e ainda destacam a manutenção vertical e a horizontalidade do olhar, que controla o sistema labiríntico-vestibular e o circuito reflexo óculo-cefalo-podalico. Abordam que a fisiologia da cervical mantem 2 funções : - equilibrar a cabeça para proteger sua verticalidade e realizar movimentos com a cabeça para dirigir a visão, na opinião deles, isto tudo faz com que a coluna cervical seja o compartimento mais móvel da coluna vertebral. E ainda que a coluna cervical é constituída de 2 sistemas articulares. A primeira articulação responsável pelo “sim” e a segunda responsável pelo “não”.
Tratamento