Osteomielite
A osteomielite é um processo inflamatório agudo ou crônico do tecido ósseo, produzido por bactérias piogênicas (isto é, produtoras de pus). A bactéria responsável varia de acordo com a idade do paciente e o mecanismo da infecção. Esses agentes causadores (bactéria) chegam ao tecido ósseo de diferentes maneiras: através de infecções originadas em lesões cirúrgicas ou acidentais; através de partes infectadas do corpo que aumentam a sua área afetada, atingindo os ossos; pelo sangue, que pode trazer infecções de outras partes do corpo.
Há também a osteomielite esclerosante, que é um processo infeccioso diretamente responsável pela esclerose do osso, dividindo-se em osteomielite esclerosante difusa (infecção de baixa intensidade) e focal (representa uma reação focal do osso a uma infecção de baixa intensidade e de longa duração, atuando em local de alta resistência tecidual, também chamada de osteíte condensante).
Osteomielite: processo inflamatório agudo ou crônico nos espaços medulares ou nas superfícies corticais do osso que se estendem além do sítio inicial de envolvimento, usualmente uma infecção bacteriana.
Osteomielite Aguda: infecção polimicrobiana por microrganismos comumente presentes na cavidade bucal
1) Características Clínicas:
• Pacientes de todas as idades podem ser afetados pela doença.
• Prevalência acentuada pelo sexo masculino (75%).
• A maioria dos casos envolve a mandíbula.
• A alteração maxilar torna-se prioritária nos pacientes pediátricos e nos casos originados de gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA) ou noma.
• Quando ocorre nos maxilares, a osteomielite caracteriza-se como uma grave sequela na infecção periapical, resultada da disseminação generalizada da infecção através dos espaços medulares, com consequente necrose de quantidade variável de tecido ósseo. Na maioria dos casos, ocorre por causas