Osteoartrose
Definição
A osteoartrose, também chamada por osteoartrite, caracteriza-se pela alteração funcional da articulação sinovial, comprometendo o movimento e a estabilidade articular. É uma enfermidade inflamatória essencialmente articular que não poupa uma só articulação do sistema músculoesquelético; instala-se a partir da quinta e sexta décadas da vida e atinge a ambos os sexos.
A osteoartrose pode acometer uma única ou diversas áreas articulares, envolvendo mais comumente articulações que suportam peso em membros inferiores, certas articulações das mãos e as colunas cervical e lombar. A prevalência da osteoartrose também varia de acordo com a articulação avaliada, o sexo e, sobretudo, a idade.
Classificação
Do ponto de vista médico, é dividida em dois grandes grupos, sendo:
O primeiro denominado de Osteoartrose Primária, é formado por aqueles indivíduos que já possuem um patrimônio genético, que faz com que a patologia se desenvolva independentemente de fatores externos, não se identificam fatores predisponentes;
O segundo grupo, denominado de Osteoartrose Secundária, que é formado por pessoas que, em virtude de algum fator agressivo ocorrido em determinado período da sua vida, passam a apresentar a patologia, distinguem-se claramente fatores locais ou sistêmicos (metabólicos, anatômicos, traumáticos, inflamatórios) que modificam as características articulares necessárias para o adequado desempenho funcional.
Causa
A causa exata da osteoartrite não é totalmente entendida, embora vários fatores possam contribuir para o desenvolvimento desta doença. A osteoartrite pode desenvolver-se numa articulação que tenha sido danificada por uma lesão, por uma operação ou por outros problemas.
Sinais e Sintomas
Os principais sintomas da osteoartrose são dor, rigidez matinal de curta duração, limitação de movimento e, nas formas mais graves, instabilidade da articulação acometida. A dor é multifatorial e esta intimamente relacionada com alterações da cartilagem