Osteoartrose
Posição do paciente
Realizar a radiografia com o paciente em decúbito lateral, com o lado afetado para baixo.
Posição da parte
Ajustar a rotação do corpo e da perna até que o joelho esteja na posição lateral verdadeira, côndilos do fêmur diretamente sobrepostos e o plano da patela perpendicular ao plano do chassi. Flexionar o joelho aproximadamente 20º. Alinhar e centralizar a perna e o joelho com o RC e com a LCM.
Observação
Uma maior flexão retrairá os músculos e os tendões, que podem obscurecer importantes informações diagnósticas no espaço articular. Uma maior flexão também pode acarretar a separação de um fragmento, no caso de fraturas de patela.
Raio Central
RC angulado aproximadamente 10º no sentido cranial, incidindo na articulação femorotibial.
Chassi
18x24 longitudinal com buck
DFOFI
100cm
Critérios Radiográficos
Estruturas mostradas:
A porção distal do fêmur, proximal da tíbia e da fíbula, e a patela são mostradas no perfil lateral. As articulações femoropatelar e do joelho devem estar abertas.
Patologias Demonstradas
Fraturas, lesões, e anormalidades do espaço articular.
Patologia: Osteoartrose
A Osteoartrose é a forma mais comum da artrose no joelho. É uma doença degenerativa, causada pelo desgaste na articulação. Incide em maior parte, em pessoas de meia-idade e idosos.
Sintomas
Rigidez e inchaço articular, limitação da mobilidade, e dor causada pelo atrito dos ossos, principalmente pela manhã e após exercícios físicos, já que a cartilagem que reveste suas extremidades vai se desgastando.
Exame médico
O médico irá levar em consideração o histórico do paciente, fará a anamnese, e um exame físico (levando em consideração o inchaço das articulações, amplitude de movimento do membro, e sensibilidade do paciente). E fará exames de imagem, Raio-x e Ressonância Magnética, que mostrarão tipicamente uma perda de espaço articular no joelho afetado, lesões de cartilagem e dos