modelo projeto rafaela Salvo Automaticamente
CURSO DE DIREITO
Aluno: FRANSCIELLY HONORIO MARIANO
RA:A708IJ-9, 10º PERIODO
Professora: NEUSA
HOMEM E SOCIEDADE
Goiânia/GO
2015
Trabalho Cultura:
Na linguagem sociológica, cultura é tudo o que resulta da criação humana. O homem cria, transforma e é afetado por essas transformações. O homem, ao produzir cultura, produz-se a si mesmo. Em outras palavras, ele se auto-produz. Logo, não há cultura sem o homem, como não há homem sem que haja cultura. Alguns desses produtos, resultados da ação do homem, são materiais. É a face materializada da cultura. É quando o homem produz objetos manufaturados, produtos de uso cotidiano, instrumentos variados e por meio deles modifica seu ambiente físico e cultural; e procura dominar a natureza e retirar da mesma os recursos de que precisa.
Por outro lado, o homem produz, também linguagem, idéias, concepções de realidade, fenômenos e criações da imaginação, como as produções artísticas; além de símbolos, valores, pensamentos, religião, costumes e instituições, que fazem parte da sua cultura não-material.
A cultura, pois, não somente envolve o ser humano, mas penetra-o, modelando sua identidade, personalidade, maneira de ver, pensar e sentir o mundo. É um mundo de entidades subjetivas e objetivas com extrema diversidade e multiplicidade, ou seja, muita pluralidade.
As estruturas da sociedade influenciam decisivamente as estruturas do indivíduo. Dessa maneira, a forma de ser das pessoas de uma determinada cultura apresenta características comuns, que as tornam semelhantes entre si, mas também diferentes de pessoas de outras culturas. A sociedade em que o homem vive nada mais é do que parte, isto é, uma parcela da cultura não-material. É nessa sociedade, com seus padrões, costumes, valores, bens materiais próprios, que o homem "se torna homem", desenvolve uma personalidade e assimila uma cultura, tornando-se, assim, um ser humano.
Quando o indivíduo