ESTRATIFICAÇÃO
Monte Alto/SP
Setor Vermelho
QUADRO DE VIDA
Nas áreas do setor vermelho, a população vive em residências pequenas, mal construídas, inacabadas, casas minúsculas de COHAB, e até mesmo em barracos improvisados, não apresentando uma qualidade satisfatória para o bem-estar de uma família. Alguns bairros que pertencem a esse setor foram liberados sem a infraestrutura necessária, necessitando de projetos de asfaltamento. As casas geralmente são desmembradas e ocupam lotes bem pequenos, e muitas vezes são compartilhados por mais de uma família. O maior problema é a falta de policiamento, como consequência o tráfico de drogas e a ocorrência frequente de assaltos. Existem também problemas de mobilidade Urbana com linhas de ônibus.
Nos bairros, JD PAULISTA, VILA GADINE, SÃO GUILHERME, JD SANTANA, JD ALVORADA, VERA CRUZ, pertencentes a esse setor, sofrem com a falta de transporte coletivos próximos, fazendo com que as pessoas se desloquem até o centro da cidade ou até um bairro próximo para usar o transporte público. Outro fator preocupante é que as UBS próximas a esses bairros não atendem a demanda necessária, fazendo assim, que a pessoa tenha que se deslocar até outra UBS para ser atendida.
MODO DE VIDA
É um setor composto por pessoas humildes, extremamente pobres e também por muitos usuários de drogas e traficantes. O único ponto de encontro das pessoas desses setores são a rua do centro, que o pessoal se juntam para sentar em frente as lojas, conversarem e ouvirem som alto. Tem também praças com equipamentos esportivos que mesmo em condições não tão satisfatórias reúnem a população geralmente nos finais de semana.
Como uma parte da população desse setor passa por necessidades, frequentemente essas pessoas recebem auxílios oferecidos geralmente pela prefeitura, igrejas e pessoas.
CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA
A população do setor que possui um emprego, sobrevive com a renda de um salário mínimo ou um salário por mês, as vezes um pouco mais, ou menos.