estratificação
Este trabalho tem como tema a estratificação, mostrando a sua importância dentro de uma organização. Serão apresentados os benefícios e as desvantagens da sua utilização, a história desse procedimento, seus idealizadores e alguns aspectos interessantes sobre essa ferramenta da qualidade. Atualmente o investimento em qualidade é cada vez maior por parte das industrias que buscam atender melhor o cliente e expandir o mercado consumidor. Nesse contexto, a utilização das ferramentas da qualidade torna-se essencial, pois reduz custos e falhas. Antes de falar da estratificação é necessário definir o conceito de ferramentas da qualidade. Ferramentas da qualidade são técnicas utilizadas para mensurar, analisar, definir e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos.
São sete:
1-Estratificação
2-Folha de Verificação
3-Gráfico de Pareto
4-Diagrama de Causa e Efeito
5-Diagrama de Correlação
6-Histograma
7-Carta de Controle e Gráficos
A estratificação origina-se do latim “stratum”, que significa “camada”. É uma ferramenta da qualidade que realiza o agrupamento de elementos com as mesmas características, ou seja, itens iguais ou muito semelhantes, tendo causas e/ou soluções comuns. O objetivo é encontrar padrões que auxiliem na compreensão dos mecanismos causais e variações de um processo.
DESENVOLVIMENTO
Criada através de princípios idealizados por Walter Shewart e William Deming a estratificação é uma das ferramentas da qualidade que foram organizadas por Kaoru Ishikawa, no Japão em 1960, com o objetivo de aperfeiçoar o Controle de Qualidade Industrial. Tem origem do agrupamento de idéias de “mestres da qualidade”, mas, já se tinha uma noção desse procedimento em investigações científicas desde o séc. XVII, não sendo, no entanto, um conceito formado. Ela tem como função analisar os dados para buscar oportunidades de melhoria, sempre utilizada nos casos cujos dados mascaram os fatos reais. Isto geralmente