ossículos da audição
A função do ouvido médio é transferir eficientemente a energia sonora do ar para o líquido contido dentro da cóclea
Os ossículos da orelha média amplificam as vibrações geradas pelas ondas sonoras que penetram pela orelha externa através da membrana do tímpano. A vibração do tímpano movimenta o osso martelo, que faz vibrar o osso bigorna, o qual faz vibrar o osso estribo. Em seguida, o som penetra na orelha interna, através da janela oval, fazendo vibrar o líquido coclear. As células sensoriais são assim estimuladas e os impulsos nervosos são transmitidos ao centro de audição, no cérebro, através do nervo auditivo.
O martelo é um ossículo par do ouvido médio, presente apenas nos mamíferos, originado da porção ventral do primeiro par de arcos faríngeos que filogeneticamente corresponde a uma modificação do osso articular de répteis. Juntamente com os ossículos estribo ebigorna forma uma cadeia articulada responsável pela audição. A presença desses três ossículos possibilitou o melhoramento da audição dos mamíferos.
O martelo é exclusivo dos mamíferos, e evoluiu a partir de um osso da mandíbula inferior em amniotas basais chamado de articular, que ainda faz parte da articulação da mandíbula em répteis e aves.1
O osso bigorna é um pequeno osso (ossículo) em forma de bigorna localizado na orelha média. Se conecta ao osso martelo e aoosso estribo.
Este ossículo foi descrito pela primeira vez por Alessandro Achillin de Bologna.
O osso bigorna existe somente nos mamíferos, e é derivado de um osso da mandíbula superior dos répteis,