ossos membro pelvico
Introdução: O membro pélvico envolve quatro segmentos: quadril, coxa, perna e pé. O quadril tem como base o osso COXAL. A base óssea da coxa é constituída pelo fêmur. A perna tem como base óssea a tíbia e a fíbula, esta última rudimentar nos ruminantes. O pé compreende os ossos do tarso, do metatarso e dos dedos, estes últimos englobando falange e ossos sesamóides.
*Coxal: Constituído por três ossos: ílio, ísquio e pube. O Ìlio é o maior e mais cranial dos três, apresenta a crista ilíaca, tuberosidade sacral, tuberosidade coxal, asa do ílio, linha glútea, tubérculo de pssoas, espinha isquiática, eminência iliopúbica e incisura isquiática maior. O ísquio apresenta a tuberosidade isquiática, o arco isquiático, incisura isquiática. O pube é o menor dos três ossos, apresenta o tubérculo púbico. O acetábulo é a cavidade articular do osso do quadril, formada conjuntamente pelo ílio, ísquio e pube, articula-se com a cabeça do fêmur. A sínfise púbica e a sínfise isquiática forma a sínfise pélvica. Fonte: Internet, trabalho primeiro semestre da faculdade de medicina veterinária e zootecnia da USP.
Diferença entre espécies:
Equino: O ílio é mais encurvado formando uma chanfradura isquiática maior. Comparado com o bovino a tuberosidade sacral forma um espaço menor e o forame obturado é menos desenvolvido.
Bovino: As asas do ílio são quase paralelas entre si e formam um ângulo muito menor, comparado com o equino, o espaço entre a tuberosidade sacral é maior, o arco isquiático é estreito e profundo, o forame obturado é mais desenvolvido e a sínfise pélvica forma tipo uma crista.
Suíno: A asa do ísquio dobra-se menos do que no equino e no bovino, o espaço entre a tuberosidade sacral é maior e o arco isquiático é mais largo e profundo do que nas outras espécies.
Canino: o ílio é quase paralelo com o plano medial. O arco isquiático é relativamente pequeno e semi-eliptico.
*Fêmur : É um osso longo. Nele distinguem-se o corpo e duas