Sistema esqueletico
O esqueleto forma uma base para a estrutura externa e aparência de muitos animais. O esqueleto de um animal vivo é constituído de ossos que são estruturas vivas. Eles possuem vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos; são sujeitos a doenças; podem restabelecer-se; se adaptam a alterações de tensão.
Funções dos Ossos
As funções dos ossos consistem em fornecer proteção, proporcionar rigidez e forma ao corpo, atuar como alavancas, armazenar minerais e formar elementos celulares do sangue. A proteção dos órgãos vitais é uma das funções importantes dos ossos. O sistema nervoso é protegido pelo crânio e pela coluna vertebral; o coração e os pulmões, pelo gradil e costal; e as partes internas do sistema urogenital, pela pelve. O esqueleto inteiro serve como uma área dinâmica de armazenagem para minerais, particularmente cálcio e fósforo. Estes minerais são depositados e retirados conforme as necessidades do processo homeocinético. A formação sangüínea é uma função da medula óssea dentro da cavidade dos ossos longos, e da substancia esponjosa de todos os ossos jovens.
Terminologia
Usado como referência a ossos, sobretudo ossos longos, como: Osso compacto (denso ou cortical) é a camada dura que cobre a maioria dos ossos e forma quase a totalidade da diáfise dos ossos longos. Osso reticular (esponjoso) é composto de lâminas (espículas) dispostas de maneira a formar uma rede porosa. Os espaços são em geral preenchidos pela medula óssea. A cavidade medular (cavidade da medula óssea) é o espaço circundado pelo córtex de um osso longo. Em animais mais jovens, ela esta preenchida com medula óssea vermelha, que é gradualmente substituída pela medula óssea amarela adiposa nos animais idosos. Epífise refere-se a qualquer extremidade de um osso longo. A parte mais próxima do corpo é a epífise proximal, e a parte mais afastada do corpo é a epífise distal.