Membros pélvicos
Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos I
Membros Pélvicos
Curso: Medicina Veterinária.
Disciplina: Anatomia I.
1. Membro Pélvico
O membro pélvico compreende quatro segmentos: quadril coxa, perna e pé. O quadril tem como base o osso coxal. A base óssea da coxa é constituída pelo fêmur. A perna tem como base óssea a tíbia e a fíbula, esta última rudimentar nos ruminantes. O pé compreende os ossos do tarso, do metatarso e dos dedos, estes últimos englobando falange e ossos sesamóides.
1.2 Membros que constituem o membro pélvico:
Coxal;
Constituído por três ossos: ílio, ísquio e púbis.
Fêmur;
Patela;
Tíbia e Fíbula;
Tarso;
Metatarso;
Falanges;
Ossos Sesamóides.
2– Membro Pélvico: Osso Coxal
O osso coxal do quadril é o maior dos ossos planos. Ele consiste primariamente de três partes, o ílio, ísquio e pube, os corpos dos quais se juntam para formar o acetábulo, uma grande cavidade cotilóide que se articula com a cabeça do fêmur. O acetábulo orienta-se ventrolateralmente e consiste de uma parte articular e uma não articular. O ílio é a porção expandida que se estende do acetábulo em direção cranial e esta situada na parede lateral da pelve; o ísquio estende-se do acetábulo em direção caudal e esta situada na parte caudal da parede ventral da pelve; e o pube estende-se do acetábulo em direção medial ao osso do lado oposto até a sínfise púbica e este situado na parte cranial da pelve.
Diferença entre as espécies:
Equino: o ílio é mais encurvado formando uma chanfradura isquiática maior. Comparado com o bovino a tuberosidade sacral forma um espaço menor e o forame obturado é menos desenvolvido. Bovino: As asas do ílio são quase paralelas entre si e forma um ângulo muito menor, comparado com o equino, o espaço entre a tuberosidade sacral é maior, o arco isquiático é estreito e profundo, o forame obturado é mais desenvolvido e a sínfise pélvica forma tipo