Membro Pelvico Toraxico
Lista de Figuras
1. Introdução
O corpo dos animais divide-se em: cabeça, pescoço, tronco e membros.
O esqueleto resulta da armação dos ossos entre si, dividindo-se em:
Esqueleto Axial: é o eixo principal do corpo, formado pela cabeça, coluna vertebral, costelas e esterno
Esqueleto Apendicular: formado pelos membros torácicos e pélvicos
Esqueleto visceral: ossos desenvolvidos no parênquima de alguma vícera ou órtão, não se articulando com nenhum outro osso. Ex. o osso do coração bovino.
Os animais domésticos não possuem uma cintura escapular completa, ou seja, não apresentam os ossos clavícula e coracóide, apenas a escápula. Nas aves essa cintura escapular é completa e nos felinos encontramos um vestígio de clavícula. Os membros torácicos se articulam com o tronco por meio de músculos, tipo de articulação, esta chamada de sisarcose. O membro torácico é composto pelos seguintes ossos: escápula, úmero, rádio, ulna, carpo, metacarpo, falanges e sesamóides.
2. Carpo
São ossos curtos. Possuem duas fileiras: a proximal e a distal. Cada fileira possui um determinado número de ossos, dependendo da espécie.
Na fileira proximal denomina-se, no sentido médio lateral, respectivamente, o carpo radial, intermédio do carpo, carpo ulnar e o acessório do carpo.
Na fileira distal pode haver o primeiro, segundo, terceiro e quarto osso cárpico.
Os ossos do carpo articulam-se entre si e apresentam, em consequência, várias facetas articulares.
Diferença entre espécies:
Equino: possui quatro ossos na fileira proximal. Na fileira distal geralmente são três, mas o primeiro osso cárpico é inconstante. O acessório do carpo é mais desenvolvido do que no bovino.
Bovino: possui quatro ossos na fileira proximal e dois na distal; o segundo