Osmose
Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).
Importância e função
A osmose ocorre em vários sistemas da natureza. Nas células do corpo humano, a osmose é um processo de extrema importância. A concentração de sais nas células, por exemplo, é controlada pelo sistema de osmose. Como não ocorre gasto de energia, a osmose é considerada um tipo de transporte passivo.
OBJETIVO
Demonstrar a osmose em célula animal através da passagem de água pela membrana semipermeável da casca do ovo.
MATERIAIS
2 ovos
250 g de açúcar
2 frascos de vidro transparentes água comum régua de 30 centímetros papel alumínio vinagre branco (ácido acético) caneta hidrográfica linha ou barbante comum
PROCEDIMENTO
Colocou-se um ovo, com cuidado, em cada frasco de vidro e acrescentou-se vinagre branco até que esteja completamente coberto.
Tampou-se com papel alumínio e reservou-se por cerca de 24 horas.
Retirou-se o ovo do frasco e, debaixo da torneira, lavou-se com cuidado até sair a casca do ovo completamente.
Passou-se um pedaço de barbante pela circunferência de cada ovo (que é o contorno do mesmo) e, marcou-se com a caneta, um ponto no barbante.
Mediu-se com a régua o pedaço de barbante, que corresponderá ao tamanho da circunferência do ovo.
Preparou-se uma solução supersaturada de açúcar.
Mergulhou-se, com cuidado, um dos ovos na solução supersaturada de açúcar e o outro ovo em água. Tampou-se os frascos com papel alumínio e reservou-se por cerca de 48 horas.
Passado esse tempo, cortou-se outro pedaço de barbante e, com o auxílio de uma régua, mediu-se