Osmose
Introdução
A Elódea quando em contato com um meio hipertônico como o cloreto de sódio e a água destilada, ocorre o processo Osmose.
Em contato com o cloreto de sódio acontece um fenômeno onde a planta sofre a desidratação ela perde água onde causa a contração do volume da célula, e o citoplasma se distância da membrana celular este é o fenômeno plasmólise.
Com a água destilada ocorre o fenômeno inverso o deplasmólise á hidratação onde ela recupera seu volume original, observando a membrana plasmática podemos perceber que as cloroplasma esta meio que no limite entre a membrana começa a se movimenta, existe toda movimentação interna da água de organoide a célula não é estática ela é bem dinâmica isto acontece no ato que é colocado á substância por que a entrada da água permite o aumento deste movimento chamado de Ciclose.
Ciclose não provoca alteração da forma celular, sua função é facilitar a troca de substância entre a célula e o meio externo.
Esta ciclose depende de interações constantes entre actina e miosina, proteínas formadoras dos microfilamentos. Actina se associada à miosina e, com a hidrólise do ATP, é gerador de um movimento interno.
Objetivo
Observa a diferença nas três situações exposta a planta e sua estrutura.
Normal
Desidratada observada 40 x 100 = 400
Hidratada
Conhecer o processo Osmose (fenômeno plasmólise e o deplasmólise)
Observa o movimento Ciclose
Material
Microscópio de luz
Folha Elódea
Lâmina
Água destilada
Cloreto de sódio (Na cl 5%)
Imagens da folha Elódea Imagens da folha sem substância
Com cloreto de sódio
Com água destilada Conclusão
Nesta aula aprendemos sobre a osmose, os fenômenos plasmólise e o deplasmólise e o ciclose.
E como ocorre cada um destes processos na Elódea.
Através do meio hipertônico.
Universidade Anhanguera