osmose
MATERIAIS E VIDRARIAS
01 (par) Luvas;
Algodão;
01 Beker de 50 ml
01 conta gotas
04 lâminas
03 lamínulas
01 lanceta
Uma gota de Soluções: Isotônica (0.9%) hipertônica (3%) e Hipotônica (0.3%).
METODOLOGIA
Seguindo as normas de procedimento e biossegurança, foi coletado por um por um aluno voluntario, algumas gotas de amostra sanguínea em três laminas. Logo após este processo foi feito o esfregaço e adicionado uma gota da solução de 3%, 0,3 e 0,9 de NaCl, posterior identificadas e posta em cada uma das três laminas lamínulas. Terminando o procedimento foi efetuada a microscopia das três laminas com a mesma amostra de sangue, porém com soluções diferentes, para visualização em microscópio utilizamos óleo minera. Foi feito análise conforme as figuras abaixo. Figura 01. Na figura 01 visualizamos que o volume murcha, solução hipertônica em 3% de solução NaCL.
Quando mergulhamos uma célula em solução hipertônica, ou seja, uma solução com concentração maior que a do LIC, ocorrerá à chamada osmose. No caso da figura 01, a solução mais concentrada está do lado de fora da célula LEC o LIC representa a solução menos concentrada, a água começará a sair da célula, por osmose. A célula perderá volume e murchará.
Figura 02.
Na figura 02 As células ganharam volume e incharam em solução hipertônica em 0,03% de solução de NaCl.
Quando mergulhamos uma célula em solução hipotônica, ou seja, uma solução com concentração menor que a do LIC, ocorrerá osmose. No caso da figura 02, a solução menos concentrada, está do lado de fora da célula e o LIC a solução mais concentrada, a água começará a entrar da célula, por osmose. A célula ganhará volume e inchará, podendo até estourar.
Figura 03
Na figura 03 visualizamos que as células não sofrem alteração em solução isotônica em 0,09 de solução de NaCl.
A solução