Osmose
Um Processo físico-químico muito importante, que estuda o movimento da água entre dois meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. A osmose se comporta semelhante ao fenômeno de difusão.
O movimento da água é sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto), esse movimento tem como efeito a mesma concentração em ambos os meios, e se tornam isotônicos. Uma membrana cujos poros permitem a passagem somente das moléculas de água, é chamada de semipermeável.
Esse efeito ocorre nas células, e é um transporte passivo pois não existe gastos de energia por parte da célula. Está relacionado com a pressão de vapor dos líquidos envolvidos, cada um tem o seu especifico. O papel da osmose é ajudar a controlar o gradiente de concentração de sais nas células.
Osmose em vegetais
De forma semelhante ao que ocorre nas células. Difere por não haver ruptura da célula em caso de muita absorção de água, por conta da parede celular vegetal que tem maior resistência. E também possui um reservatório de água chamado vacúolo.
Tipos de osmoses
Exosmose: o fluxo de água é feito do interior para o exterior
Endosmose: o fluxo é do exterior para o interior;
Eletrosmose: É o movimento de corrente líquida derivada do fao de serem os suportes eletronegativos em relação à água e, esta se torna eletropositiva em relação aos suportes. Quando se aplica o campo elétrico, o suporte sendo fixo e a água móvel, haverá uma migração para o polo negativo.