autores psicanalise
Sandor Ferenczi
Jean-Martin Charcot
Josef Breuer
Alfred Adler
Pierre Janet
Otto Rank
Época que viveu
1873 - 1933
Formação
Médico psiquiatra, psicanalista Húngaro,
Contribuições científicas
Propôs uma “técnica ativa” - consiste intervir diretamente no tratamento através de gestos de ternura e afeto – evitando assim que uma parte da energia psíquica encontrasse satisfações substitutivas – entravar o tratamento; constituição de uma nova ciência – bioanálise (extensão da teoria psicanalítica à biologia - O nascimento seria a perda do estado originário, ao qual todos os seres vivos aspiram retornar.
Diferente de Freud, que fez de tudo para livrar-se dela, Ferenczi interessou-se ao longo de toda sua obra pela Hipnose, porém sem utilizar-se de técnicas hipnóticas para realizar a cura psíquica. - Mecanismos de projeção e introjeção – utiliza para explicar os indivíduos que sofrem de paranóia, neurose e “Normais”
- estruturação narcisista – esboço da formação egóica;
Técnica ativa de elasticidade – buscava a confiança entre paciente e analista
Relacionamento com Freud
Discípulo de Freud, colaborador para o desenvolvimento da psicanálise
Foi professor de Freud e o uso da hipnose na tentativa de descobrir a origem orgânica da histeria que estimulou o interesse de Freud pela origem psicológica das neuroses
A parceria entre os dois analistas foi interrompida, devido a Breuer não aceitar o ponto de vista de Freud quanto a recordações infantis de sedução.
Em 1902 tornou-se um dos quatro membros originais do círculo de Freud. Não aceitava as idéias da teoria da libido, a origem sexual da neurose ou a importância dos desejos infantis. Isto fez com que rompesse com Freud, renunciando como presidente da Sociedade Psicanalítica de Viena.
Em 1911 forma seu próprio grupo de debates.
Seus estudos apresentavam vários dos conceitos que