Seminário sobre o livro A Psicanálise dos Contos de Fadas, do autor Bruno Bettelheim.
Teoria da literatura II – Lit. infantil e juvenil
A LUTA PELO SIGNIFICADO
Segundo Bettelheim, para que todas as pessoas possam viver plenamente, é necessário que consigamos conquistar a mais difícil realização de nossa existência, ou seja, encontrar um significado em nossas vidas, assim sendo, muitas pessoas já perderam a vontade de viver por não terem o descoberto.
A compreensão desse significado não se adquire em uma certa maturidade cronológica, mas sim, através da maturidade psicológica.
A sabedoria não nos é dada pronta, mas sim, a conquistamos por meio de pequenos passos. Então, somente na idade adulta se pode ter uma compreensão inteligente do significado de nossa existência. E muitos pais querem que a mente de seus filhos, funcionem como a deles. Sem se darem conta que existe um caminho inteiro para que isso aconteça.
A tarefa mais difícil de se criar uma criança é ajuda-la a encontrar esse significado, e muitas experiências de crescimento são necessárias para sua obtenção.
Bettelheim descobriu que restituir o significado para a vida de uma criança gravemente perturbada, faria com que ela não necessitasse mais de ajuda especial. Para isso, o mais importante é a presença dos pais na vida da criança e também a nossa herança cultural. Assim sendo, a literatura é fundamental para o desenvolvimento da criança, porém a maior parte da literatura atual destinada às crianças, não consegue estimular e alimentar os recursos que ela precisa para lidar com seus problemas íntimos mais difíceis. São feitos somente para divertirem e informarem.
Para que uma história prenda a atenção de uma criança, ela deverá entretê-la e despertar a curiosidade, contudo, deve estimular a sua imaginação também, pois ajudará a desenvolver seu intelecto, tornará claras suas emoções e sugerirá soluções aos seus problemas.
Nesse sentido, nada é