OSMOSE
Neste relatório será possível visualizar o processo de OSMOSE, realizado pela ELODEA (planta aquática submersa que pertence ao grupo das angiospermas).
OBJETIVO
Tem como objetivo principal conhecer as estruturas da célula vegetal, observar o citoplasma, o cloroplasto, a parede celular e o movimento da ciclose da célula.
METODOLOGIA
1. Lâmina de Vidro
2. Lamínula
3. Pinça Metálica de Ponta Fina
4. Folha de Elodea
5. Papel Filtro
6. Pisseta com Àgua Destilada
7. Solução de Cloreto de Sódio 30 % Dissolvido em 100 ml de Àgua
Este experimento foi realizado em dois passos:
No primeiro passo, a Elodea foi colocada com o auxilio de uma pinça metálica de ponta fina sobre a lâmina de vidro, em seguida com a pisseta acrescentamos duas gotas de água destilada. Sobre a mesma cobrimos a Elodea com a lamínula, e retiramos o excesso de água destilada na lamínula com o papel filtro e fomos observar ao microscópio óptico.
No segundo passo, preparamos a lâmina do mesmo modo, trocando apenas a água destilada, por duas gotas de solução de 30 % cloreto de sódio dissolvido em 100 ml de água e observamos ao microscópico óptico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
No primeiro passo, analisamos a lâmina com água destilada através da objetiva 40x que foi possível observar os cloroplastos espalhados por toda a célula em movimento pelo citoplasma, e este movimento é chamado de ciclose.
No segundo passo, analisamos a lâmina com a solução também na objetiva de 40x. Nessa análise os cloroplastos não estão mais espalhados, eles se concentraram nas regiões mais internas das células.
Sendo assim a membrana plasmática se retraiu, afastando- se assim da parede celular e retendo os cloroplastos na região central da célula.
Imagem ELODEA com água destilada
Imagem ELODEA com solução de cloreto de sódio
CONCLUSÃO
Podemos visualizar os cloroplastos em movimento na primeira lâmina, e conseguimos observar perfeitamente o processo da OSMOSE